domingo, 31 de janeiro de 2010

VALOR CULTURAL DA ARQUITETURA

Uma construção humana diz muito sobre aquela comunidade. “Lendo’ uma construção podemos entender o nível de desenvolvimento tecnológico de um povo. Veremos como era a religião através dos monumentos religiosos, altares, locais de sacrifício e adoração. O material usado na construção nos dará pista qual a matéria-prima abundante da região, se é pedra, barro, madeira e outros materiais. Os cômodos indicarão ao pesquisador sobre o numero de moradores. O luxo indicará a classe social do proprietário. Uma construção diz muito sobre uma região ou época. Como vemos no texto a seguir:

“A arquitetura com o seu partido diversificado, por exemplo, pode ser uma
fonte que permite definir o objeto de pesquisa, segundo sua trajetória histórica,
através do dinamismo da questão urbana, determinando um novo
desenho da cidade, implicando as mudanças estéticas e conceituais nas
esferas do morar, trabalhar, conviver, viver e conceber novos parâmetros
sociais. Os referenciais podem ser ícones edificados, traduzidos na arquitetura
ou nas suas variações e transformações ao longo de um período,
denunciando uma situação ou evidenciando uma conjuntura”.(Unimes Virtual – Curso de Histoira – Lição sobre Historia do Cotidiano e a Arte)




o crítico de arte, Ruskin. disse acertadamente:

“As grandes nações escrevem sua autobiografia em três volumes: o livro de suas ações, o livro de suas palavras e o livro de sua arte. Nenhum desses três livros pode ser compreendido sem que se tenham lido os outros dois, mas desses três, o único em que se pode confiar é o último . (In. SANTOS, Maria das Graças Vieira Proença dos. História da Arte. São Paulo: Ática,2001. p.7)

O povo de Israel quando peregrinava pelo deserto cultuava ao Deus verdadeiro Javé com um templo móvel, feito de “lonas” e as peças como altares e utensílios eram todas removíveis. Mas quando Israel se consolidou com um território conquistado, Deus mandou edificar um prédio fixo, pois ali Deus colocaria seu nome em Jerusalém. Aqui vemos o valor da trajetória histórica do culto a Deus relacionado com a arquitetura.