
A fabricação do tijolo de barro exige apenas duas coisas: barro e combustível para queimar a assar os tijolos, o barro é um silicato de alumínio formado pela deterioração de outros minerais ao longo de muitos séculos, o barro é plástico e moldável sendo encontrado em todo o planeta Terra.
Desde os primórdios da história que o homem constrói suas habitações com tijolo de barro, técnica que desde cedo aprenderam a manipular. Cozinhando o barro o ser humano desenvolveu os azulejos, cerâmicas e utensílios domésticos como panelas e vasos, além de pavimentarem calçadas.
As localidades que possuíam abundancia de barro como matéria-prima que por isso mesmo não encarecia o custo de transportes, sempre utilizaram o barro na construção civil. O barro possui diversos graus de plasticidade, quanto mais flexível, melhor para o uso na construção, pois obterá mais força de sustentar carga quando secar.
Antigamente as olarias tinham farto material lenhoso em suas imediações para queimar os tijolos o que lhe confere maior resistência.