segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE SANTOS

Esta matéria foi escrita pelo meu colega do curso de Licenciatura em História da Unimes Virtual Carlos Eduardo Fernandes. Ótima pesquisa. Eu já passei em frente a este prédio milhares de vezes e só hoje fiquei sabendo da sua história. (Escriba Valdemir Mota de Menezes)






Imóvel sede da Escola Municipal Acácio de Paula Leite Sampaio

Rua Sete de Setembro, 14 bairro Vila Nova – Santos – SP.

Projetado e construído na década de 60, pelos renomados arquitetos Décio Tozzi e Luiz Carlos Ramos o prédio que abriga a Escola Municipal Acácio de Paula Leite Sampaio, antiga Escola Técnica de Comércio, é um dos exemplares do chamado movimento Escola de Arquitetura Paulista ou Pós-Brasilia. Assim conceituada por um dos arquitetos:

Queríamos fazer uma arquitetura que entrasse na idéia de respeitar nossa cultura, sem que ela fosse violada por mercadorias ou coisas dos países desenvolvidos, nem sempre interessantes para a nossa maneira de ser. (TOZZI, 2007).

O imóvel é uma verdadeira jóia do modernismo brasileiro. Suas 15 salas de aula com capacidade para 40 alunos cada uma, foram projetadas no estilo dos anfiteatros (em degraus), com um quadro negro que ocupa toda a extensão da parede tanto na altura como na largura. O arquiteto italiano Francesco Santoro em uma analise da estrutura do prédio o defini:

Obra exemplificativa dessa primeira fase de projetos é a Escola Técnica de Comércio em Santos, de 1963. Construção de forte impacto expressivo, a escola revela de forma clara e direta a gênese projetual da poética do arquiteto paulista. Constituída por uma poderosa estrutura portante de concreto armado, a escola se articula em quatro níveis, abrindo-se ao céu a receber a luz pelas clarabóias prismáticas que coroam a cobertura. A estrutura de concreto armado torna-se expressão formal das funções acolhidas no interior do edifício, nas escadarias à vista das aulas-anfiteatro do último nível e no movimento livre das rampas e das plataformas suspensas de baixo.

O complexo sistema de iluminação zenital evidencia-se na seção do edifício, que mostra como a luz, penetrando das altas clarabóias, ilumina as aulas do último nível e, passando no interior dos canais centrais, chega às aulas do nível inferior. (SANTORO, 200-?).

O que poucos santistas sabem é que no ano de 1967 o projeto arquitetônico foi contemplado com o premio “Governador do Estado” no 16º Salão de Arte Moderna de São Paulo, alem de receber em 2009, um dos mais importantes prêmios da arquitetura e urbanismo mundial concebido pelo governo francês através do Museu Nacional de Arte Moderna – Centro Georges Pompidou - Paris. Uma maquete da escola acompanhada de todas as características do imóvel faz parte do acervo permanente deste museu.

Ainda complementando minhas pesquisas existiu uma intenção em 2007 de tombar o imóvel o que evitaria que o mesmo fosse descaracterizado ou até mesmo demolido. Infelizmente ainda continua sendo apenas um “estudo de tombamento”.

Pelas arrojadas características acima citadas, por sua importância ideológica e sua representatividade na preservação da memória de um período da história de nossa cidade, além de ser um exemplo vivo do passado integrado ao nosso presente, entendo que se faz mais do que necessário o tombamento por vias legais desse expressivo exemplar da arquitetura brasileira.

Imagem da Escola Acácio de Paula Leite Sampaio – c.1963. Autor desconhecido.

Bons estudos!

Carlos Fernandes



Fontes Bibliográficas

ARQUITETURA E URBANISMO. O arquiteto italiano Francesco Santoro analisa a obra do paulista Décio Tozzi. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2011.

NOVO MILÊNIO: histórias e lendas de Santos. A arquitetura é uma arte. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2011.

PINIWEB. Arquitetura. Obras de Décio Tozzi são escolhidas para o acervo permanente do Museu Nacional de Arte Moderna de Paris. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2011.

PREFEITURA DE SANTOS. Condepasa. Relação dos bens tombados. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2011.

PREFEITURA DE SANTOS. Educação. UMEP Acácio de Paula Leite Sampaio. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2011.

Um comentário:

  1. Sugiro que sejam ouvidos os que estudam e os que trabalham nessa nesse edifício.
    Prof. Waldemar de Oliveira Júnior

    ResponderExcluir